A Tatuagem já é uma expressão artística e de identidade difundida ao redor de todo o mundo. O primeiro registro de pinturas corporais foi encontrado no Homem de Gelo, múmias de 5.300  anos encontrada nos Alpes em 1991. Historiadores dizem que a tatuagem pode ter surgido como uma forma de registrar a história do indivíduo, já que as civilizações mais antigas se deslocavam entre grandes distâncias, o tempo todo, em busca de abrigo e alimento. Marcar seus passos no corpo era uma forma de manter um mapa de todo o seu caminho, percalços e conquistas.

Ainda fazemos isso hoje, de certa forma. Com os mais variados significados, as tatuagens são um traço da personalidades e crenças. Mesmo estando no século XXI, a arte na pele é uma das formas mais pessoais e bonitas de contar ao mundo como enxergamos o todo.

A cultura Maori é uma das mais ricas nesse sentido. Suas tatuagens literalmente contam a história da pessoa, em formas que são como uma linguagem própria. Segundo as tradições das tribos polinésias, quanto mais nobre ou importante for um homem para a sua tribo, mais tatuagens ele terá em seu rosto.

Ainda temos nossas tribos hoje em dia, e elas podem ser formadas por gostos musicais, ideologia ou religião. Muitas vezes, essas três coisas ditam a nossa forma de ver o mundo, e assim, como vamos mostrar ao mundo essa visão. No caso do Surf, por exemplo, tatuagens que mostram a adoração pelo mar e pela natureza são bem comuns.

No final do século XIX, Charles Darwin afirmou que não existe nenhuma nação no mundo que desconhecia a cultura da tatuagem. Para muitas delas, inclusive, segue sendo como era na origem dessa arte: um mapa do caminho dessa nação.

Em algumas dessas culturas, tudo é extremamente interligado, então a arquitetura também levava os mesmos formatos em suas estruturas. Exemplo disso são os Incas e Astecas, onde as formas e figuras das tatuagens estão presentes em grande parte das obras.

Sejam traços, desenhos ou frases, a expressão artística da tatuagem é uma via de mão dupla, expressando o sentimento de quem tatua e a arte e talento do tatuador. Independente do conceito, a arte comunica ao mundo quem é você, sem que você precise dizer nada, ainda mais se estiver na sua pele.

Um tatuador e artista plástico brasileiro chamado Brian Gomes tem se destacado com seus trabalhos. Ele usa grafismo indígena, padronagens islâmicas e um traço muito único para criar suas tattoos, que mais parecem obras de arte.

A tatuagem é a arte, e o corpo é a tela de pintura. A inspiração é sua: mundo, natureza, música, enfim, arte!