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Como tênis se tornou acessório indispensável no seu look

No Blog, em junho 26, 2018 - 10:00


A moda está cada vez mais democrática e tem respeitado as necessidades dos consumidores que prezam pelo conforto e um estilo de vida mais casual. Sendo assim, os tênis se tornaram a nova mania entre as fashionistas, celebridades, blogueiras e as mais antenadas.

Tênis branco é febre entre fashionistas

Tênis branco é febre entre fashionistas. Foto: Divulgação

O queridinho do momento é o de cor branca, nos mais diversos modelos e vai muito além de um look esportivo. Já se tornou um clássico fácil de combinar com vários estilos. Seja com o tradicional jeans e camiseta, com vestidos mais delicados (e jaqueta de couro, must have!), com moletom ou até mesmo compondo um look mais formal com um blazer, dando um ar mais moderninho.

Há alguns anos, o calçado mais confortável do planeta (sem exageros) estava mesmo restrito às academias (mas deixe o seu par da academia exclusivo para esse fim, ok?). Mais precisamente, em 2014 quando  a Chanel lançou sua versão nas passarelas de alta costura, o tornando uma verdadeira obsessão. Ainda bem!

Goofy lança tênis

O tênis conquistou todos os estilos pela versatilidade e conforto. Foto: Divulgação Goofy

Atualmente, se destaca como um acessório super trend e peça chave de looks mais descolados. Sua versatilidade é capaz de trazer uma certa sofisticação em diversas produções e o resultado disso é um visual que cai bem nas ocasiões mais distintas, além de imprimir muita personalidade.

Goofy lança tênis

O Goofy Del Mar já está em nossa loja virtual. Foto: Divulgação Goofy

Para a plena satisfação das Goofy lovers, a marca que tem surfe na alma acaba de lançar o modelo Del Mar, na cor branca. Fica o máximo em um look total jeans, com short e quimono, moletom ou o que mandar a sua criatividade.

Mercado

A alta costura tem usado e abusado do calçado-acessório em várias temporadas. Como uma espécie de premunição, a Gucci lançou seu modelo branco, com as tradicionais listras verde e vermelha nas laterais tornando-o um item fashion desde os anos 1980. Já na década seguinte, a Prada lançou seu modelo na passarela (nem tão incrível), o Prada PS0906 desenvolvido para equipe de Vela Luna Rosa, mas que não prezava muito a performance dos atletas. 

Tássia Naves usa tênis Gucci

Tássia Naves usa tênis Gucci. Foto: Reprodução

Segundo o Portal do Empreendedor, as marcas líderes mundiais Nike, Adidas, Reebok e Puma chegam a faturar mais de R$ 1 bilhão por ano. A Nike, por exemplo, chega arrecadar cerca de R$ 15 bilhões e o modelo de maior sucesso foi o Nike Air Jordan. 

Cronologia

A verdade é que os tênis são indispensáveis, seja para atividades físicas ou para um estilo. Mas foi em 1839 que surgiu o atual queridinho das fashionistas e celebridades. Mais precisamente quando um fabricante de pneus chamado Charles Goodyer descobriu um processo de vulcanização. Método que consiste na aplicação de calor e pressão a uma determinada porção de borracha, o que garantia a sua maior preservação. Foi, então, que esta borracha passou a ser utilizada na sola de calçados – antes confeccionados com couro – deixando-as mais leves e flexíveis. Somente em 1860, surgiram os cadarços e as sapatilhas específicas para esportes de alta performance.

No início do século XX, foi lançado nos EUA um modelo super versátil conhecido popularmente como keds, representando na época a modernidade norte-americana. Em 1920, foi produzido, na Alemanha, os primeiros tênis de corrida do mundo mais leves que os convencionais. Já nos anos ‘50, o calçado representou a juventude rebelde tornando-se, a partir dessa década, um um símbolo de contestação e estilo de vida livre. No entanto, foi durante os anos 1980 que passou a ter um significado cultural e era bem comum ver artistas compondo seu visual em filmes e vídeo clipes.