Conhecida internacionalmente por possuir a melhor qualidade de vida do país, Florianópolis, possui 42 duas praias. E, entre elas, os melhores picos de surfe do mundo. A terceira capital mais fria do Brasil, recebe os melhores swells (ondulações) e sua geografia acaba permitindo boas ondas durante todo o ano. Alia-se a isso, pessoas com um astral muito bom, o que faz de Floripa um dos destinos preferidos de surfistas brasileiros e ‘gringos’.

A surfista Chantalla Furlanetto apreciando o visual da ilha. Foto: Instagram @marciokn

Mas além do surf, a capital de Santa Catarina tem muita coisa legal para se fazer dias de folga. Como um rolé de skate na Pista da Costeira, ou no novo point da Lagoa da Conceição. Separamos algumas dicas sobre os lugares mais descolados da capital catarinense para você aproveitar, seja nas ondas ou na pista.

Floripa nas ondas

Praia Mole

O famoso beach break (fundo de areia) forma boas ondas abrindo para direita e esquerda, tubulares, que podem chegar até 3 metros nas maiores ressacas, mas funciona bem com ondulação de sul/leste e vento de norte. Sendo um dos melhores picos de Floripa, a praia também é bastante frequentada por esportistas, pois há opções de lazer com quadras de vôlei, mini-ramps, entre outras, além de uma boa estrutura para turistas.

Jacqueline Silva surfa em Floripa

A surfista profissional Jacqueline Silva curte um surf na Barra da Lagoa. Foto: Instagram @surfotoscontato

Praia da Joaquina 

Cenário das principais competições de surf da WSL (World Surf League), desde os anos 1970, é o principal destino da ilha por conta da sua paisagem deslumbrante. Além das ondas, também é possível praticar sandboard nas dunas. O fundo de areia proporciona boas esquerdas que quebram junto a pedra, em direção a praia, com tubos alucinantes. Funciona bem com swell de sul, leste e vento terral de noroeste, mas não fica fácil de entrar nos dias grandes. As ondas podem chegar até 3 metros e bem pesado, portanto é preciso estar com a remada em dia. Uma outra dica importante é respeitar o localismo.

Floripa em dias de folga

Praias com ondas o ano todo. Foto: Instagram @chantallafurlanetto

Praia do Campeche

Os locais a chamam de C-Bay ou Campeche’s Bay, que remete a Jeffrey’s Bay, a famosa onda da África do Sul. Não é muito frequente, mas quando quebra o crowd é certo e geralmente ocorre quando o swell entra de sul com direitas tubulares, fortes e rápidas. Não é para iniciantes. As paredes longas com cerca de 2,5m lhe garante soltar todo o seu repertório de manobras, pois dá para aproveitar mais de um minuto na mesma onda. Principalmente quando o vento entra de terral noroeste.

Praia do Matadeiro 

O acesso a esta praia pode ser feito por uma ponte da Igreja da Armação ou atravessar com água até o joelho, pois fica do outro lado do rio. No entanto, as condições do mar vale o esforço sendo frequentes e com as melhores ondas no canto esquerdo. O alerta para os forasteiros é respeitar os locais e surfar mais para o canto direito. O melhor swell é de sudeste e leste nas direitas e noroeste e norte nas esquerdas, com vento de sudeste que entra terral.

Praia da Lagoinha em Floripa

Praia da Lagoinha é um convite ao mergulho. Foto: Reprodução

Praia da Lagoinha 

Este pico em dias épicos pode apresentar as melhores condições com boas direitas longas desde o “lambe-lambe”. Durante o swell de leste, com vento fraco ou terral de sul ou sudeste, é considerado uma das melhores ondas de Floripa. Mas como o nome sugere, na maior parte do ano fica flat parecendo mesmo uma grande lagoa. Nestes dias, principalmente no verão, os banhistas invadem a praia sendo um dos destinos mais procurados da ilha.

Surfe no asfalto

Inaugurada há quase um ano, a pista pública da Costeira do Pirajubaé trouxe uma opção a mais para skatistas de Floripa. Construída com uma técnica apurada, possui um, ou talvez o melhor e mais perfeito bowl. As paredes com 3,5 metros de altura na parte funda, deep end, e 2,5 metros na parte rasa, shalow end e sem nenhum defeito ou emenda. As bordas, mais conhecidas como coping block, foram construídas bem ao estilo das piscinas norte americanas, com liga de concreto, por André Barros (pai do campeão mundial de skate, Pedrinho Barros).

Skate em Floripa

Em Floripa o rolê de skate é diversão garantida. Foto: Instagram @chantallafurlanetto

FoodTruck Parking Lot

O Food Truck Parking Lot é um projeto inovador, executado pela Lay Back Beer, a mais recente pista de skate de Floripa com gastronomia, arte e cultura, tudo misturado. Além de poder aproveitar as perfeitas transições do bowl, vale a pena conferir as comidas feitas pelos caminhões estacionados pelo point. O agito rola solto todos os dias, das 18h às 2h, exceto nas segundas-feiras. Quem ainda não conhece, só chegar na Rua Henrique Veras do Nascimento, bem perto do Shopping Via Lagoa, no Centrinho da Lagoa.

Não deixe de conferir em nossa Goofy Store nossos lançamentos de tênis para garantir conforto e proteção no seu rolê de skate. Além de muito estilo!

Fonte: Adrenalina10