Ufa! Carnaval passou, e agora podemos considerar que o ano começou de verdade, né?
Então bora tirar aquelas metas de ano novo do papel e começar a nos esforçar pra colocar em prática.
Separamos dicas úteis pra garantir que você não se afaste das suas metas durante o ano e traga pro plano concreto aquilo que tá só anotado no bloquinho das idéias. 

  • Defina os princípios

    Muitas metas que traçamos no começo de cada ano não dão certo porque pensamos logo no “Que”e não no “porque”.
    Ter um motivo, entender o porque precisamos cumprir essa meta, ajuda a não desanimar e focar no principal, e não só no que isso nos trará.
    Por exemplo, se uma das suas metas é emagrecer em 2018, não pense apenas no emagrecer. Foque em lembrar de todos os benefícios que isso trará para sua saúde, mental e física.
    Então, pega lá o seu caderninho de metas e vamos aprofundar cada uma delas.Escreva o porque ao lado delas e veja quais delas realmente serão benéficas e possíveis de serem cumpridas.

  • Se baseie em metas alcançáveis

    Um outro motivo pelo qual muitas metas não saem do papel é porque elas não são reais na sua realidade.
    Se uma viagem internacional de dois meses de duração está muito distante do que o seu orçamento permite no momento, mude o foco.
    Que tal uma semana numa praia que você não conhece? A sensação de aventura e desbravamento será a mesma, além de trazer o gostinho especial de realização possível.

  • Planeje as mudanças práticas

    Depois de trazer todas as metas pra sua realidade, e entender a real importância de cada uma delas, faça um planejamento de todas as mudanças que você precisará colocar em prática pra que elas se realizem.
    É importante entender que todas as mudanças vem seguidas de um primeiro passo. A reação só acontece após uma ação. Então planeje tudo que você deve fazer para que cada meta de ano novo se cumpra.
    Por exemplo, para cumprir sua meta de emagrecimento você sabe que precisará mudar hábitos alimentares e começar a se exercitar. Quais as possibilidades disponíveis pra isso? Você deverá consultar uma nutricionista? Se matricular numa academia? Se lembre que é possível fazer pequenas mudanças diárias, sem precisar de investimento financeiro!
    Se a sua meta é guardar dinheiro, tenha em mente o que você precisará abdicar. Um final de semana por mês em casa, ao invés de sair em todos eles? Deixar de comprar aquela roupa nova pra se manter fiel ao seu propósito?
    Liste todas essas tarefas, e inclusive em que mês você deve começar ou terminar cada uma delas, para que fique mais fácil de enxergar exatamente o que você precisa fazer e tornar seus objetivos mais palpáveis.

  • Divida suas metas grandes em pequenas etapas
    Essa metodologia de ir aos pouquinhos, dividir uma tarefa em pequenas etapas, é ótima pra tornar o objetivo mais alcançável.
    Se você deseja, por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical em 2018, ou aprender sobre fotografia, divida os aprendizados em etapas e coloque data de início e termino em cada um deles.

    – Aprenda sobre a teoria
    – Pesquise quem pode te ensinar mais sobre o assunto
    – Comece a aprender na prática
    – Faça investimento financeiro apenas se descobrir que essa meta se transformou em paixão

 

  • Crie gatilhos mentais

    Gatilhos mentais são pequenos lembretes que ativam no nosso cérebro o desejo de cumprir aquele objetivo já planejado.
    Vale bilhetinhos, fotos na geladeira, plano de fundo no celular, lembretes eletrônicos.
    Faça o que você acredita que dará certo na sua rotina, mas com o foco principal de não te deixar estar distraída perante o que você realmente deseja.

 

E aí, vamos juntas? 🙂
Lembre-se: “Daqui 1 ano, você vai desejar ter começado hoje!”
O ano não vai ser novo se você continuar aí, sendo a mesma de sempre.