João Pessoa é a quinta cidade mais populosa e uma das capitais com mais qualidade de vida da Região Nordeste, possui um antigo e vasto patrimônio histórico. É tradicionalmente conhecida como “Porta do Sol”, devido a sua localização privilegiada onde abriga a Ponta do Seixas, o que faz o município ser reconhecido como o lugar onde o sol nasce primeiro nas Américas.

joão pessoa

Fundada em 1585, a capital da Paraíba é a terceira mais antiga do Brasil e, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, recebeu o título da “segunda capital mais verde do mundo”, perdendo apenas para Paris, na França.

joão pessoa verde

E se você pensa em dar um rolé por João Pessoa, saiba que se trata de um pedaço de paraíso na terra. A tranquilidade da orla remete a sensação de um pacato balneário, mas com a devida infraestrutura de uma capital de Estado, que vão desde quiosques organizados, areia limpa e conforto como estacionamento e duchas.

nina gm 2

Além dos calçadões, perfeitos para uma corridinha, as belas praias selvagens do litoral sul, como Coqueirinhos, Tambatinga e Tambaba, é um convite para relaxar. Já o litoral norte é ideal para os mais radicais que buscam aventura em boas ondas para o surfe. E para falar mais sobre o “pico”, convidamos nossa musa, a nutricionista Nina Guedes Monteiro para nos contar o que fazer em sua terrinha tão linda.

nina gm 5

Para curtir uma remadinha de SUP

O point Lovina Adventure fica em Ponta de Campina onde o mar é bem flat, super tranquilo, onde na maré baixa dá pé até aproximadamente 1Km. O lugar é incrível, a água super quente e tem um paredão de corais que depois de remar alguns minutinhos também dá para mergulhar. Também rola um velejo, para quem curte o kitesurf e o point conta com toda a infraestrutura desde restaurante, segurança, pessoal de apoio e tudo mais.

nina gm 8

Skate no rolé

Indico o Skate Plaza de Manaira, que é uma pista pública, ideal tanto para iniciantes até os mais profissionais. A pista conta com 2 mil metros quadrados de obstáculos, além de toda estrutura de apoio, incluindo quiosques e estacionamento.

nina gm 3

Açaí na tigela

O Açaí Empório é, sem dúvidas o melhor que já comi. Você pode montar o seu em um self Service e, assim, colocas tudo que mais gosta. A melhor parte é que fica à beira mar, então pode saborear seu açaí, enquanto aprecia a orla de João Pessoa. No lugar funciona também uma mercearia, com vários produtos legais, e o buffet tem os melhores toppings. Fica na Avenida João Maurício, 581, na orla de Manaíra. Super recomendo!

nina gm 7

Para patinar

A orla do Cabo Branco é um convite para um passeio de patins, que eu amo de paixão. Entre às 5h e 8h da manhã, todos os dias, a passagem de carros é fechada neste trecho, ideal para correr, andar de skate, pedalar ou de patins, em um percurso com os vários quilômetros da orla.

nina gm 10

Pôr-do-sol

Mesmo tendo o nome de “praia”, a Praia do Jacaré fica em um rio que tem um final de tarde maravilhoso. Todos os dias, Jurandir do Sax toca o bolero de Ravel em cima de um barco, enquanto o sol se despede. O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que apreciam a apresentação da mureta ou a bordo dos catamarãs que fazem o passeio pela orla. Nos momentos finais do entardecer o sol parece dançar ao som sax, é mesmo uma atração.

Agora, só aproveitar o roteiro da Nina e se jogar no melhor que o Nordeste tem a oferecer.
Aloha, Paraíba, terra linda!