Do latim autumnus, o outono é a estação do ano mais esperada pelos surfistas, mais precisamente nas regiões Sudeste e Sul. Além das baixas temperaturas, o litoral destas regiões apresentam constância de ondas e boas ondulações. Na linguagem dos surfistas: altas ondas!

nicole maresias

Nicole Pacelli curtindo o swell em Maresias. Foto: Reprodução

No hemisfério norte é chamado “outono boreal”, já no hemisfério sul é denominado outono austral, que vai de 20 de março a 20 ou 21 de junho. Neste período, a alta umidade e as Zonas de Convergências dão lugar a grandes volumes de chuvas e muito crowd nos picos. As massas de ar frio trazem o ar seco e predomina o tempo estável.

ray 2

Rayane Amaral curtindo o quintal de casa no Rio de Janeiro. Foto: Allan Gandra

Para a alegria dos surfistas, a atividade crescente que acontece no sul do Atlântico proporciona semanas de ondas e muito surfe. No Rio de Janeiro, os dias de temperatura amena trás também água mais fria, porém suportável (diferente do verão em que muitas vezes a água fica gelada, com as famosas “lestadas”).

recreio cabal

Rio de Janeiro. Foto: Luciano Cabal

Sua principal característica é o vento terral que sopra em algumas praias como Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Reserva, entre outras, favorece ondas tubulares em nível internacional.

nicole maresias 2

Nicole Pacelli se prepara para entubar na praia de Maresias. Foto: Reprodução

Além do Rio de Janeiro, a máquina fica ligada também em diversos picos do país desde Santa Catarina, como Praia Brava, Joaquina, Campeche, Praia Mole… No litoral paulista, as praias de Maresias (com ondas pesadas e tubulares), os playgrounds de Ubatuba e Guarujá.

recreio 2 cabal

Ondas tubulares e vento terral no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Foto: Luciano Cabal

No Nordeste do Brasil também tem festa nesta época do ano. As praias de Fortaleza como o Titãzinho quebra tubos perfeitos de água quente, bem como o litoral da Bahia em picos como Scar Reef, Stella Maris e todas as praias de Itacaré.

outono

Alana Pacelli no quintal de casa, no litoral paulista. Foto: Reprodução

 

ray 4

Rayane Amaral. Foto: Reprodução

Agora é só escolher o destino da próxima trip brazuca, preparar o quiver e pôr o casaco no machila – ou não!

ALoHa!

Surf Vibes 😉